Aforismos anestésicos...

... Nada mais nada menos que aquelas máximas que nunca ninguém leu mas todo interno/especialista ouviu da boca de um anestesista. Ou se amam ou se odeiam!!!







quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"Lê com atenção as fichas anestésicas anteriores do teu doente"

Mas não só. Verifica igualmente a existência ou não de consultas prévias à actual por forma a avaliar se houve intercorrências ou outras cirurgias no intervalo entre as duas.
As fichas anestésicas anteriores são de um valor inestimável. De vez em quando as cirurgias são idênticas ou acarretam o mesmo grau de agressividade e permitem-nos avaliar a resposta do doente à cirurgia, no que diz respeito a estado hemodinâmico, diurese, necessidade de fármacos anestésicos, respostas vagais, entre outros. Não esquecer a resposta do doente à agressividade anestésica!
Permitem-nos igualmente perceber se houve alguma dificuldade na abordagem da via aérea e de que forma foi vencida (se foi...). Ou dificuldade na punção venosa. Ou se houve alguma intercorrência durante o acto cirúrgico que tenha motivado alguma atitude anestésica (ex: alergia a fármacos). Ou ainda... De que forma o doente recuperou da anestesia (Imaginemos um doente com DPOC; foi extubado? Houve necessidade de reintubação? Espasmou?)

Gostava, sobretudo, que ficassem com a noção que não é errado nem vergonhoso copiar um acto anestésico prévio (fármacos anestésicos, analgésicos, grau de invasibilidade de monitorização, anestesia geral Vs regional) porque se o doente gostou, se se portou bem, se não acham o acto anterior desajustado à cirurgia actual, então porque não repeti-lo. Simplifiquem, o doente agradece!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário