Aforismos anestésicos...

... Nada mais nada menos que aquelas máximas que nunca ninguém leu mas todo interno/especialista ouviu da boca de um anestesista. Ou se amam ou se odeiam!!!







terça-feira, 7 de setembro de 2010

"Fixa o tubo como se a tua vida dependesse disso; a vida do doente depende!"

Até há bem pouco tempo atrás, no Hospital do São José, não havia interno que não fixasse um tubo endotraqueal com adesivo até meio do tubo, seguindo a máxima à risca!!!
Recordo com saudade uma demonstração da adequada fixação de um tubo por parte de uma anestesista que tanto admiro: retirou os tubos corrugados do suporte (conectados ao doente) e deixou-os cair... Ficaram suspensos pelo tubo do doente!Então ela disse-me, com toda a calma, que se o doente se extubasse desta maneira, o tubo estaria mal fixo!!! Lindo!!!
Não sou assim tão fundamentalista mas tenho as minhas preocupações de segurança. Fixo sempre o tubo de malar a malar (não se fixa na mandíbula pois é um osso móvel, ou seja, não fixa!), seguido de travão. Se não tiver condições para o fazer (ex: queimado), uso nastro. Se o campo operatório é partilhado com a via aérea uso, para além do adesivo normal, uma tira de adesivo tipo Mefix (mais colante), que se corta em forma de π.
Mais uma dica: em cirurgias prolongadas ponham umas compressas embebidas em soro na cavidade oral do doente. Assim não há baba que descole o tubo e o doente, se superficializar, já não morde o tubo.
Apenas não se esqueçam das compressas lá dentro ao acordá-lo. Acreditem, não é agradável!

.

Sem comentários:

Enviar um comentário