Aforismos anestésicos...

... Nada mais nada menos que aquelas máximas que nunca ninguém leu mas todo interno/especialista ouviu da boca de um anestesista. Ou se amam ou se odeiam!!!







quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"KISS: Keep It Simple Stupid!"

Ou seja: simplifica-te!!! Simplifica as tuas ideias, os teus actos, o teu doente.
Simplifica as tuas ideias, sobretudo se garantem a segurança do teu doente. Estou a falar, por exemplo, dos algoritmos de via aérea difícil. Tenta manter bem guardado na tua mente os passos fulcrais dos mesmos, sem os quais haverá um aumento da morbi-mortalidade do doente.
Simplifica os teus actos, ou seja, a abordagem anestésica ao doente ("menos é mais!"). Deverá ser a mais simples que diminua ao máximo o risco de complicações, aumente ao máximo o conforto e segurança do doente e promova o melhor terreno para a abordagem cirúrgica.
Simplifica o teu doente, sobretudo no transporte. Quem gosta de sistemas de soros enrolados uns nos outros, sem saber onde se encontram as torneiras de 3 vias ou para que lado se injectam os fármacos? Se isto já vos aconteceu (e já vos aconteceu!!!) foi apenas desorganização e complicação!
Conselho: restrinjam o número de soros, de seringas perfusoras e deixem, se possível, os lúmens livres do catéter central. É tão fácil arrancá-los inadvertidamente...
Ah... e se um doente tiver muita tubagem acoplada a si próprio, tirem-lhe a roupa de cima aquando de uma passagem de de macas. É tão fácil deixar um catéter vesical para trás...

Sem comentários:

Enviar um comentário