Aforismos anestésicos...

... Nada mais nada menos que aquelas máximas que nunca ninguém leu mas todo interno/especialista ouviu da boca de um anestesista. Ou se amam ou se odeiam!!!







domingo, 7 de novembro de 2010

"Sabe onde se encontra o desfibrilhador no bloco e como funciona"

Máxima sagaz e acertiva. Sobretudo porque poucos são os anestesistas que se lembram de verificar o adequado funcionamento de um desfibrilhador, tal a raridade com que o usam.
Sabemos que é realizado diariamente pelo staff de enfermagem um teste ao desfibrilhador mas cujo o único propósito será a verificação das condições da bateria.
Cabe-nos a nós verificar o resto, de forma regular, por uma razão de princípio fundamental: na maioria dos hospitais onde passei os desfibrilhadores eram diferentes de piso para piso, de enfermaria para enfermaria, de forma que necessitamos de nos inteirar dos "botões" básicos (para quando a preocupação hospitalar na standardização...).
A começar mesmo pelo básico: onde ele se encontra, onde se liga, é mono ou bifásico, funciona se não ligado à corrente, como se regula a voltagem e se procede à descarga.
Não esquecer de ver se, ao ligá-lo, ele assume de imediato as pás (e não as derivações, como nalguns), pois só nesse modo conseguiremos desfibrilhar.
Já agora procurem saber da existência de pás adesivas pois podem ser necessárias nas paragens ou em ritmos peri-paragem, taquidisritmias (cardioversão) ou bradidisritmias (pacemaker externo), ambos igualmente assustadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário