Aforismos anestésicos...

... Nada mais nada menos que aquelas máximas que nunca ninguém leu mas todo interno/especialista ouviu da boca de um anestesista. Ou se amam ou se odeiam!!!







domingo, 7 de novembro de 2010

"Mantem as perfusões do doente do lado onde estão conectadas"

Mais uma máxima que foca a necessidade de uma metodologia rigorosa de trabalho no que diz respeito à organização todo o o equipamento que rodeia o doente, evitando potenciais erros lesivos.
De fácil execução, significa apenas que as perfusões (e já agora, soros e respectivos sistemas) debitando em catéteres periféricos ou centrais esquerdos, por exemplo, devem ficar sempre do lado esquerdo do doente (e de fácil acesso).
Imaginem que têm perfusões no lado contralateral ao acesso venoso do doente; se houver necessidade de o reposicionarem torna-se evidente o mais que provável estiramento dos prolongamentos dessas perfusões e consequente arrancamento do acesso. No caso de haver várias perfusões no mesmo acesso... Uma fora, todas fora! Convem não esquecer que um doente com muitas perfusões não é um "bom" doente e estará até dependente das mesmas (exceptuando a anestesia total endovenosa).
Igualmente irritante é ter perfusões e soros aleatoriamente à esquerda e direita, entrelaçando-se e enleando-se. Se há pior desorganização... Queres dar um fármaco e vês-te a seguir fios para teres a certeza que a torneira de 3 vias corresponde ao soro em questão!
Um último problema que justifica referir é o arrastar de prolongamentos de perfusões pelo chão. Mais uma maneira de tropeçar neles e arrancar acessos, partir seringas perfusoras e, quem sabe, a própria cabeça. Chamem um anestesista!!!

1 comentário:

  1. Tive de me rir...estou para aqui há um bom bocado perdida na leitura, aprendi umas quantas coisas, ri-me de outras, abanei a cabeça em jeito de concordância com umas quantas e com outras nem por isso.
    Obrigada (senti que me devia manifestar e não só passar, ler e ir embora silenciosamente).

    ResponderEliminar