Aforismos anestésicos...

... Nada mais nada menos que aquelas máximas que nunca ninguém leu mas todo interno/especialista ouviu da boca de um anestesista. Ou se amam ou se odeiam!!!







domingo, 7 de novembro de 2010

"O Ambu é valioso em caso de corte de energia"

Digamos que o autoinsuflador manual, vulgo Ambu, é valioso em qualquer situação que exija manipulação da via aérea.
De fácil manuseio e extremamente portátil, será um dos equipamentos mais utilizados em Anestesiologia.
Deverá ser usado, para além do exemplo descrito na máxima, em caso de avaria do ventilador, paragem cardio-respiratória, transportes de curta distância. Para ser usado torna-se imperativo a sua verificação prévia, nomeadamente, o concentrador de oxigénio, a válvula de pressão, a válvula de PEEP e o balão em si (devo confessar que passei por sítios onde as diversas partes do Ambu se encontravam por montar!). Útil, mas não mandatório, a sua conexão a uma bala de oxigénio.
Em caso de corte de energia existem outras atitudes a tomar para além de ter o Ambu à mão (até porque os ventiladores, que não os portáteis, têm uma bateria interna auxiliar que permite o funcionamento dos mesmos).
Devemos avisar de pronto os cirurgiões se se prevê um corte de energia prolongado (pode ser necessário protelar a cirurgia em curso, fazendo apenas o semelhante a um "damage control").
Há igualmente que considerar a conversão para um balanceamento anestésico total endovenoso e pedir atempadamente as seringas perfusoras correspondentes (não há energia, não há sevo!).
Devo dizer que esta situação já me aconteceu e só a sistematização me valeu...

Sem comentários:

Enviar um comentário