Aforismos anestésicos...

... Nada mais nada menos que aquelas máximas que nunca ninguém leu mas todo interno/especialista ouviu da boca de um anestesista. Ou se amam ou se odeiam!!!







domingo, 7 de novembro de 2010

"Não se vai ao bloco poupar tempo nem ao estrangeiro poupar dinheiro"

Frase humorística proferida pela distinta Sra. Dra. Maria Cristina da Câmara, a "Senhora Anestesia", aos seus pupilos do exército anestésico dos Hospitais Civis de Lisboa, quando estes se queixavam que, por um qualquer motivo aparente, já estariam há demasiado tempo na sala do bloco operatório.
Apesar de sabermos que por vezes ficamos mais tempo de que desejaríamos, nunca devemos sentir o que pensamos pois facilmente perdemos discernimento nas nossas decisões e atitudes.
É manifestamente impossível realizarmos um trabalho de qualidade quando estamos a idealizar o que faremos quando sairmos do hospital.
Quando assumimos a responsabilidade de prestar um serviço a um doente ao longo do perioperatório, será a tempo inteiro, com a única preocupação de realizar um bom trabalho a par do restante staff que o rodeia, garantindo assim a total satisfação do resultado pretendido.
Deixem-me apenas acrescentar que, se não contamos os tostões quando vamos viajar, também não o devemos fazer no bloco operatório, porquanto a optimização do estado clínico de um doente não deverá ser alvo de qualquer tipo de preçário tabelado.
Alguém terá dito um dia que a vida não tem preço... Nem é perda de tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário